quinta-feira, 3 de julho de 2008

Teologia Sistemática - Homem

Teologia Sistemática - Homem

Livro: O Homem - A natureza humana explicada pela Bíblia - corpo, alma, e espírito. Severino Pedro da Silva. Ed.CPAD,

1) O que é o homem ? De acordo com as páginas. (11-58).

O salmista Davi, rei de Israel , faz a seguinte indagação a Deus : "Que é o homem?". No campo filosófico, porém, isso assume quase que uma dimensão maior, de tal modo que quase todos suscitaram grande interesse.

O homem sempre foi ( e continua sendo) objeto de estudo em todos os períodos da história da humanidade.

Pela Bíblia, podemos obter que sua origem é o pó da terra. Além disso as Escrituras mostram que o homem é resultado de atos imediatos, especiais e formativos de Deus.

O home foi feito à imagem e semelhança de Deus, sendo que isso não se refere, ao aspecto físico, já que Deus é espírito, e sim aos carácteres que dizem respeito a imortalidade, à moral, ao raciocínio e ao domínio de si mesmo.

Somente o homem recebeu o sopro de Deus, é um ser moral, possui livre-arbítrio e consciência do mal e do bem. É um ser racional com capacidade para pensar no abstrato e formar idéias. Tem domínio sobre os seres vivos e a natureza.

O homem foi criado, não evoluído de um ser inferior, como nos tenta passar a Teoria da Evolução.

O homem tem dois objetivos na vida: o Imediato e o mediat, já os animais têm apenas o objetivo imediato.

A alma humana é a parte mais importante da natureza constitutiva do homem, sendo que as almas dos homens, sem distinção de tribo e nação a que pertençam, são essencialmente as mesmas.

Gênesis procura provar que as nações tiveram uma origem comum, e que todos os homens são irmãos, com uma unidade humana que tem sua raiz em Deus.

Uma tradição foi possível por causa da idade avançada dos homens do tempo bíblico e isso fortalece o sentido do argumento de que todos os homens vieram de um só tronco e de um só lugar.

A escala da vida do homem sofreu várias modificações, caiu de 950 anos para 120 anos. 3000 anos depois, houve uma nova redução e a idade do homem caiu de 120 anos para 80, 70 anos. Atualmente, porém. O homem começa a morrer logo quando nasce, disse, um cientista médico. Só durante o Milênio de Nosso Senhor Jesus Cristo tudo isso será novamente modificado, e a vida humana voltará à sua forma primitiva.

Quando passamos a analisar o homem do ponto de vista de sua constituição, a antropologia teológica passa a descrevê-lo como um ser tríplice, isto é composto de 3 partes : Corpo, alma e espírito. Porém quando o analisamos do ponto de vista de sua natureza, concluímos que ele possui duas naturezas a humana, ligada ao corpo, e a divina, ligada com a alma e o espírito. As Escrituras chamam o homem de alma vivente.

A crença na definição das tres partes do homem é chamada de tricotomia. No que diz respeito a sua constituição, o homem é tricótomo ( Espírito, Alma e Corpo), já etimologicamente falando, ele se compõe de duas partes ( material e imaterial). Sendo que o material é composto do corpo, e nele são exercidas as relações do imaterial ( Alma e espírito) , tais como intelecto, consciência e alma- quando no sentido de ser vivente.

A bíblia em Hebreus 4,12, nos fala da divisão da alma e do espírito.

O homem é comparado a um templo. O corpo é o átrio exterior, a alma o santo lugar, e o espírito o Santo dos Santos.

O homem é um ser espiritual em dimensões superiores a qualquer outro ser. Ele difere bastante dos outros seres criados: A primeira diferença é a inteligência, ou poder de pensar; a segunda é a afeição racional; a terceira é a vontade livre; a quarta diferença diz respeito ao senso moral; e a quinta diferença e que o homem se volta para Deus. Estes requisitos assinalam o homem como tendo sido feito como é Deus.

2) O que é o corpo?

A estrutura do corpo humano é perfeitamente completa, tanto no conjunto como em suas partes singulares, tais como a perfeição do aparelho circulatório, dos tecidos nervosos, da estrutura dos olhos e ouvidos, do nariz: local e posição onde se encontra, da boca, etc.

O homem nasce com um corpo que está ainda em fase de estrutura, sendo bastante frágil e privado de qualquer autonomia. Por utro lado é de dimensões gigantescas em vários de seus aspectos. O cérebro humano é composto de cerca de 9 milhões de células nervosas, o corpo humano possui um trilhão de células, o comprimento dos vasos capilares atingem 100 mil quilômetros, os vasos capilares dos rins é de 60 quilômetros, a dimensão dos capilares abertos é de 6.000 metros quadrados, e a superfície dos alvéolos pulmonares em extensão forma quase 8.000 metros quadrados.

Com o corpo, que foi criado por Deus, e é elemento essencial do homem, ele pode realizar, as seguintes coisas: alimentar-se; reproduzir-se; aprender; comunicar-se; divertir-se; trabalhar; adorar.

É mediante o corpo que o homem é um ser social, um ser religioso, e mediante ele um dias suas obras serão aprovadas ou reprovadas diante de Deus.

O corpo é comparado ao átrio exterior, e as ações do corpo, podem ser vistas por todos, merecendo assim bastante atenção.

O corpo, formado do pó da terra, possui em si 18 elementos : em valores aproximados 72% de oxigênio; 14% de carbono; 9% de hidrogênio; 5% de nitrogênio; os restantes 3,5% se compõe de pelo menos mais 15 elementos tais como cálcio, fósforo, potásio, enxofre, sódio, cloro, e vestígios de iodo, cobre, zinco, etc.

Com referência ao corpo humano, podemos concluir que pela criação é um produtop do "pó" da terra: ele é sustentado pelos elementos que derivam do pó e retornam ao pá como está predito. Está condenado à morte por causa do pecado que ocasionou a queda. Mas também está sujeito à ressureição ou transladação pela salvação em Cristo e é tão eterno ( nesse sentido) quanto a alma e o espírito do homem.



3) O que é a alma? De acordo com as páginas 67-124.

A alma inclui o intelecto, que nos ajuda no presente estado de existência e as emocões, que procedem dos sentidos. Visto que a alma pertence ao próprio ego do homem e revela sua personalidade, ela é denominada a parte da "autoconsciência".

O estudo objetivo dos fenômenos psicológicos leva nos a afirmar que o homem possui uma alma, que é uma substância simples e espiritual.

A alma significa hálito de vida. Em alguns casos refere-se a pessoa humana como um todo (nephesh), em outros a parte interior do homem (Psychê). Tanto o homem como os animais foram chamados de "alma vivente".

Os judeus denominavam esta substância como sendo a sede da percepção, do desejo e do prazer, do desfrutamento, etc.

No novo testamento o sentido de alma pode estar enfatizado como : pensamento, existência após a morte, princípio de vida, o nível mais alto da vida psíquica, homem interior, vida, emoção, ou a parte imaterial do homem.

A alma é uma substância fonte dos fenômenos da vida: vegetativa, sensitiva e racional. A alma é uma substância espiritual que interligada ao espírito forma o homem interior.

A alma estabelece contato com o mundo por meio do corpo, sendo que a alma possui 3 faculdades distintas: a faculdade volitiva, a faculdade intelectual, e a faculdade emotiva.

Na simplicidade da alma são ressaltadas as sua operações, como por exemplo: a sensação( na alma há uma percepção una), a reflexão( a alma se volta sobre si mesma para avaliar os seus atos), a atividade ( a alma realiza as funções da visão, audição. Paladar, olfato e tato), a sua união com o corpo(a união da alma com o corpo tornou-se insolúvel nas doutrinas filosóficas) , como substância ( a alma é uma substância, que somente pode entrar em nossas dimensões com a autorização divina)

A alma tem influência sobre o corpo, e o corpo sobre a alma, e ambos têm um instrumento comum, que é o cerebro.

A alma tem sua origem em Deus, isto não impede porém que haja a participação genealógica na criação da alma do novo ser.

A influência da consciência é exercida através da alma, para nivelar nossos estados morais . Mas outras vezes esta influência é exercida pelo espírito humano. Quando isso ocorre não se trata de um nivelamento de nossos estados, e sim de um estado de despertamento da própria consciência. A consciência foi dada a alma para ajudar o homem. Ao poder do homem de julgar o bem e o mal, chamamos faculdade moral, que é a consciência.

Chama-se imaginação a faculdade de conservar, de produzir e de combinar as imagens das coisas sensíveis. No conceito filosófico, a imaginação se manifesta de tres formas: imaginação reprodutora ( reproduz e evoca imagens); imaginação criadora (combina imagens antigas formando novas); imaginação da alma (é aquela invocada diretamente pela alma).

A memória é a faculdade de conservar e evocar os estados de consciência anteriormente experimentados. A memória é frequentemente evocada pela alma, como no juízo, na educação moral, e no intelecto.

O instinto é o conjunto das tendências naturais, que derivam das necessidades fundamentais ou primárias do ser vivo. Do ponto de vista divino, a alma vive a sua vida natural através dos instintos. O instinto no homem é diferente do instinto do animal, pois no homem há a inteligência.

Algumas vezes a alma é identificada com o sangue como algo essencial à existência física. O sangue é a vida limitada pela morte. O sangue é que faz expiação pela alma. O sangue portanto é a vida para que seja vivida através do corpo enquanto que a vida natural da alma é a vida para ser vivida aqui e na eternidade.

A bíblia como fonte geral, apresenta o coração como representante legal da vida e de outras atividades e acrescenta: sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Quando a bíblia diz amai a Deus de todo o seu coração, significa dizer amai a Deus com toda a sua alma.

A alma é imortal, e existe a prova metafísica, prova moral e prova pisicológica disso. A vida espiritual de comunhão com Deus, pode terminar, porém isso não implica no aniquilamento da alma.

A volta da alma que partiu para a eternidade não se dará, nem em casos especiais, e isto pode ser concluído, através de prova gramatical, prova exegética, prova escatológica, prova profética, prova personificada, prova matemática, prova contraditória, prova similar, prova ontológica e prova doutrinária.

4) O que é o espírito humano? De acordo com as páginas 125-144.

Pneuma que se traduz por espírito, denota o movimento dinâmico do ar. No campo teológico, isso denota a existência da vida, tanto nos termos físicos, como jurídicos.

Do ponto de vista antropológico, representa a natureza suprema do seu ser e rege a qualidade do seu caráter numa posição elevada. Dependendo do significado do pensamento, o espírito humano é comparado com o lugar santíssimo, isto é a ordem a nós apresentado por Deus é incunfundível: "Vosso espírito, e alma e corpo".

O espírito humano tem tres modos de proceder, dependendo dos tres poderes que o caracterizam, que são : o intelecto (Essa é a parte que lhe capacita a faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar), a feição ( Essa parte lhe capacita a sensibilidade de sentir prazer, dor, ódio, amor e outras formas de expressão)e a vontade (Essa parte o capacita para o dever de escolher, rejeitar, aceitar, e seguir o destino, pondo em prática as deliberações tomadas.

Nosso espírito possui a função da consciência, intuição e comunhão.

No tocante a vida, o espírito é responsável pela vida consciente do homem desde seu ponto de partida, até sua chegada final pela morte. A bíblia afirma que um espírito, não tem carne nem osso, deduzimos então que ele é uma substância espiritual.

A alma no que diz respeito a vida, é a agência, e o espírito é o agente. Termos como carne, alma, espírito ou folego, são sempre tomados um pelo outro para representar a vida em sentido geral.

O espírito como princípio da vida no homem tem diversos sentidos e aplicações. O espírito humano representa a natureza suprema do homem e nessa peculiaridade rege a qualidade do seu ser e caráter. Aquilo que domina o espírito torna-se o atributo de seu caráter.

O homem não passa de uma criatura àqual foi transmitida pelo Espírito de Deus, sendo que a vida que ele tem um resultado do hálito de Deus. Assim a vida e a morte foram realisticamente descritas como uma concessão ou uma retirada do sopro de Deus.

O capítulo 12 do livro de Eclesiastes, apresenta uma alegoria perfeita da vida humana e seu término. Sendo que quando se fala de morte, tem que pensar na fusão do espírito com a alma. A alma e o espírito quando da morte se entrelaçam formando um corpo espiritual, combinando entre si em cada detalhe. Quando estes terminam sua peregrinação neste mundo voltam para Deus, e esta volta é feita através de anjos celestiais a imediata presença de Cristo.

O intelecto. (Essa é a parte que lhe capacita a faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar).

5) O que é a família?

As sociedades apresentam diferenças na maneira como se organizam ou estruturam seus grupos ( família aqui é vista do ponto de vista sócio-cultural) familiares, variáveis no tempo e no espaço.

Essas variações sofrem, porém, modificações profundas, dependendo de certas influências internas e externas.

A família pode ser dividida das seguintes maneiras:

Elementar ( é formada por um homem, sua esposa e seus filhos, pode a medida que os filhos deixam o lar, diminuir, ou desaparecer com a morte dos pais);Extensa ( é composta de duas ou mais famílias nucleares ligadas por laços consanguíneos.;Composta ( formada por 3 ou mais conjuges e seus filhos);Conjugada (composta por 2 ou mais irmãos, e suas respectivas esposas e filhos; Fantasma ( formada pela mulher casada e seus filhos, e o fantasma, que é o marido ausente, que não desempenha o papel de pai.).

A origem do sistema de parentesco encontra-se no fato de o indivíduo pertencer, ao mesmo tempo, as duas famílias nucleares, a de orientação ( onde nasceu), e a de procriação ( que constituiu).

São treis os tipos de parentes : primário ( pai, mãe, irmãos, na família de orientação, marido, esposa e filhos na família de procriação); Secundário ( avós e tios; terciário, como referência, seriam bisavôs, esposa dos tios e outros parentes mais remotos.

Há nove critérios de identificação (estruturais), sendo seis fundamentais e tres derivativas : Fundamentais - Sexo(diferença biológica), afinidade(diferença ente parentes de sangue e ligados pelo matrimônio), colateriedade(diferença entre relacionamento linear, e colateral), bifurcação( diferença do sexo da pessoa a qual se estabelece relacionamento), polaridade( diferenças sociais); Derivativos - Sexo( diferença do sexo de quem fala, homem e mulher) e descendência ( refere-se a parentes secundários).

Do ponto de vista divino, o casamento não é elemento acidental, mas essencial da criação, ponto de que o próprio homem, não é completo em suas necessidades sem a sua adjutora. Assim o matrimônio, se tornou um meio de assegurar o futuro.

Nas sociedades normalmente há regras sobre onde um jovem casal deve morar, este tipo de moradia pode ser : Matriarcal (comunidade dos pais da esposa);Patrilocal (comunidade dos pais do noivo); Virilocal ( na casa dos pais do marido);Uxorilocal (na casa do irmão da mãe dele); Amilocal ( com o tio materno da noiva);Neolocal ( grupo doméstico independente);Bilocal( com os pais de qualquer dos conjuges);Patrimatrilocal (residência matrilocal inicialmente, e depois patrilocal).

Nenhum comentário: