domingo, 22 de junho de 2008

Estudo doutrinas fundamentais do pentecostalismo

Estudo doutrinas fundamentais do pentecostalismo

LIVRO: Doutrinas bíblicas – Uma perspectiva pentecostal – WILLIAN w, Menzies, Stanley M.Horton Ed. CPAD

1)O que é inspiração das escrituras ? Explique de acordo com o livro texto.

O termo grego que mais se aproxima do vocábulo português “inspiração” acha-se em Segundo Timóteo 3.16. É a palavra theopneustos que, literalmente, significa “soprado por Deus”. Mediante o hálito e o poder divino, O Espírito Santo moveu os autores da Bíblia com tal precisão que o que eles deixaram escrito reflete com exatidão o que o próprio Deus quis dizer. Os profetas e apóstolos deixaram bem patentes os sinais da inspiração divina em suas respectivas obras. Isso significa que os 66 livros do cânon sagrado, que compõem a Bíblia, na sua expressão original, são inteiramente dignos de confiança, tanto quanto a voz do Espírito Santo (ver 2 Pedro 1.17-21).

O Espírito Santo impulsionou o pensamento original na escolha das palavras que melhor o expressassem, e finalmente Ele nos ilumina a mente para que compreendamos a sua palavra conforme no-la transmitiram os autores sagrados. Assim sendo, tanto o pensamento quanto a linguagem são igualmente inspirados e reveladores.

A Bíblia enfatiza a inspiração real dos escritores. Em alguns casos, Deus falou com eles em voz audível. Noutros, deu-lhes revelações por meio de sonhos e visões. Falou-lhes de maneira que lhe viessem a reconhecer a voz. Não se admira que expressões como “Assim diz o Senhor” ocorram 3808 vezes só no antigo testamento. O trecho de Segunda Pedro 1.20,21 mostra-nos que nenhum dos autores das Escrituras jamais dependeu de seu próprio raciocínio ou imaginação no processo da escrita: Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. A expressão “movidos pelo Espírito Santo” pode soar como se eles tivessem no meio da correnteza do Espírito Santo, e fossem impelidos por Ele. Porém, um exame mais detido das Escrituras mostra-nos que Deus mesmo ensinou-os e guiou-os.Voltando-se a Segundo Timóteo 3.16, pode-se ver claramente que a inspiração das Escrituras também se estende às palavras e á inteireza do texto dos documentos originais, ou autógrafos.

2) Como se originou a queda do homem?

O Ensino de Romanos 5.12-21 acerca da queda tem bases firmes na solidariedade sobre a unidade da raça humana. Por causa dessa unidade, a tendência para o pecado ocasionada pela queda de Adão atingiu a raça humana inteira.

O Ponto de vista bíblico é que o pecado originou-se no abuso da liberdade concedida aos seres criados, os que foram equipados com o uso da vontade . Não foi Deus o criador do mal. O Mal é uma questão de relacionamento e não algo provido de substância. Basicamente desconsidera a glória de, à vontade e a palavra de Deus. Rompe com a relação de obediência para com a fé em Deus, e toma a decisão de falhar diante dele. Entretanto por razões que são melhores conhecidas por ele mesmo, Deus permitiu a possibilidade da falha moral.

Deus ao prover espaço para a tomada de decisões livres e morais aos anjos e seres humanos que criou, teve de permitir a possibilidade do fracasso em algumas de suas criaturas, pois sem essa possibilidade não haveria liberdade genuína nem verdadeira personalidade. O mais admirável em tudo isso é que Deus ao mesmo tempo, tenha provido um remédio para os que caíram.

O pecado portanto originou-se na livre escolha das criaturas de Deus. Esta escolha se deu tanto para Eva através da insinuação da serpente, como da escolha de Adão após a sugestão da mulher. O pecado de nossos primeiros pais teve diversas conseqüências. Eles entraram em estado de culpa. E Não somente se tornaram cônscios de seu ato e da separação de Deus na qual haviam incorrido, mas sabiam que estavam sujeitos as penalidades atreladas ao mandamento de Deus, em caso de desobediência.

Adão e Eva, pois, trouxeram contra si mesmos as conseqüências pessoais do pecado. O gênero humano inteiro foi infectado pelo pecado. As crianças que nasceram seriam naturalmente contaminadas. Por causa dessa enfermidade da natureza humana, o individuo ao atingir a idade de responsabilidade moral, coloca-se debaixo da ira de deus. O efeito do pecado de Adão sobre a raça humana é com freqüência chamado de pecado original. O Pecado original enquanto não é por si mesmo a causa de serem os pecadores condenados por deus, leva-os a pecado pessoal aberto, razão pela qual o apostolo Paulo pode dizer com tristeza: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Por causa do pecado de Adão, pois, a inocência se perdeu, a imagem divina na humanidade foi distorcida e debilitada, as pessoas tornaram-se escravas do pecado, e a discórdia e a morte entraram no mundo.

3) Como é o batismo com o espírito santo e a sua evidência ? Explique.

O Batismo com o Espírito Santo está bem demonstrado nas sagradas escrituras, sendo que o livro de Atos dos Apóstolos é aquele que esclarece as dúvidas concernentes às particularidades do batismo com Espírito Santo, bem como as diferenças entre o Batismo com o Espírito Santo e o falar em Línguas.

A base para falar do batismo com o Espírito Santo, não está atrelada a um único versículo, mas sim a fragmentos de diversos versículos, que permitem concluir com clareza não só como se dá o batismo com o Espírito Santo, mas também as evidências do batismo com o Espírito Santo.

É claro que mas latente que a própria evidência do batismo com o Espírito Santo, está o resultado que o Batismo com o Espírito Santo realiza na pessoa que foi honrada com essa benção.

O livro de Atos capítulo 2, fala de vários acontecimentos que se deram no momento em que vários cristãos foram batizados com o espírito Santo, entre os quais: Houve um vento veemente, foram vistas línguas repartidas como de fogo, e as pessoas falaram em línguas estranhas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem, sendo que estas línguas puderam ser entendidas por pessoas que representavam outros povos naquela ocasião, e estas informavam que ouviam as pessoas batizadas com espírito Santo falar em suas próprias línguas.

Dos fatos falados no parágrafo anterior, o vento veemente, e as línguas repartidas como de fogo, não se repetiram nas demais ocasiões em que houve o derramamento do Espírito Santo, no entanto o falar em línguas, persistiu em outras ocasiões, e se tornou uma evidente e clara prova do Batismo com o Espírito Santo.

Na casa de Cornélio, esta foi à prova que permitiu que Pedro, se justificasse em relação aos demais judeus, que o criticavam por ter ido até a casa de um gentio. Ele disse que se os gentios também haviam recebido o batismo com o espírito Santo, como eles ao princípio, como poderia negar o batismo nas águas aqueles que já haviam sido batizados pelo espírito Santo por Jesus.

A bíblia não relata, porém segundo o livro fica claro que Paulo, recebeu o Batismo com o Espírito Santo na casa de Ananias, pois apesar de não haver o relato naquele momento, posteriormente Paulo relata que falava mais línguas estranhas do que todos.

Sendo assim pelo conjunto de ações ocorridas nos livros dos atos, inclusive aquela ocasião em que Simão o mago, pediu para receber o poder de conceder o espírito Santo através da imposição das mãos, fica evidente que para se concluir que havia tido o recebimento do batismo com o Espírito Santo, a evidência visível disso era o falar em línguas.

O Livro procura esclarecer também as diferenças do falar em línguas por ocasião do recebimento do batismo no Espírito Santo, do dom de variedade de línguas. Ou seja a pessoa pode ser batizada com o Espírito Santo, e apenas posteriormente receber o dom de variedade de línguas. Sendo assim quando Paulo diz : falam todos diversas línguas, refere-se ao dom de variedades de línguas e não do batismo no Espírito Santo, que é para todos.

O Orar em línguas é importante quando feito de forma particular, pois edifica o crente, já se feito em público deveria haver a interpretação para que possa se edificar a Igreja do senhor.

Há uma diferença clara em se ter o espírito Santo, e o ser batizado com o Espírito Santo, e há muitas discussões neste sentido por pessoas que ainda não receberam o selo da promessa.

O cristão quando aceita Jesus recebe o Espírito Santo em sua vida, mas ainda não recebeu o selo da promessa, que para ser evidenciado deverá ser seguido do falar em línguas. Há muita discussão também quanto a preciso ser batizado com o espírito Santo para ser salvo. Com certeza não há na bíblia afirmação neste sentido, ou seja o Batismo com o espírito Santo difere de salvação que obtemos apenas em Cristo.

Com base em tudo que li, o que entendo é que o Cristão deve sim com todas as suas forças buscar o Batismo com o Espírito Santo, mesmo sabendo que disto não dependerá a sua salvação. Esta busca quando conseguida deve ser seguida da busca pelos dons espirituais, conforme ensina a bíblia. As vantagens de poder orar em línguas estranhas são saber que o espírito ora bem, coisa que talvez com palavras inteligíveis, não seria possível, pois muitas das vezes somos muito materialistas pedindo apenas coisas materiais, e esquecendo das espirituais.

4) O que é cura divina será que hoje existe ? Explique de acordo com o capítulo 12.

Segundo o capítulo 12, as curas divinas são parte integral do Evangelho. O livramento da enfermidade nos é provido na expiação, e é privilégio de todos os crentes.

Segundo o livro a cura divina é algo bíblico, que se deu plenamente no tempo de Jesus, e persistiu por um bom tempo através das realizações dos milagres feitos pelos apóstolos.

O que há de se esclarecer aqui, é que a causa das doenças diferem, mas o poder de Deus para curar as doenças é o mesmo, pois Deus é o doador da vida, e a vida que Deus nos dá, é uma vida perfeita num sentido mais amplo.

As causas das doenças são diversas e podem estar relacionadas a questões genéticas, acidentes na qual a vida nos impõe limitações, ou mesmo causas espirituais na qual a ação do maligno faz com que a pessoa fique escrava do mal da enfermidade.

Para se compreender a cura divina, podemos olhar para a bíblia e ver Jesus atuando neste ministério. Foram muitas as curas que Ele realizou, e em todos os âmbitos. Podemos ver a cura de febre, de lepra de visão, de surdez, de mudez, e de espíritos imundos. Muitas vezes questionaram a Jesus a causa da doença da pessoa, porém vemos que as respostas não são homogêneas, pois em muitos casos a origem do mal era uma prisão da saúde implementada por Satanás, e nestes casos Jesus não repreendia apenas a doença, mas também o Espírito maligno que acompanhava a doença. Mas nem todos os casos eram assim, em muitos deles, Jesus apenas repreendeu a enfermidade, curando a pessoa.

A bíblia diz que : Em meu nome expulsarão demônios e curarão enfermos, sendo que o verbo expressa o futuro da ação, não se limitando apenas ao período do novo testamento. Muitos acreditam que a cura divina é coisa do passado, mas não é assim, ela tem se limitado ao passado por causa da ausência de fé dos cristãos. Pois Jesus é mesmo ontem, hoje e eternamente, e é através dele que os milagres são realizados.

A existência de falsários e pessoas que revelam curas inexistentes, podem fazer com que a cada dia menos pessoas creiam no poder da cura divina, no entanto, se crermos no médico dos médicos, as curas continuarão por muito tempo.

Com certeza muitas vidas passaram a crer em Jesus e nos apóstolos pela ação da cura divina, e com certeza não será diferente nos nossos dias, se Deus opera um milagre verdadeiro, as pessoas passarão a crer mais, a buscar mais, e a interceder mais. O cristão não pode se dar por satisfeito com uma vida cristã medíocre, onde nada acontece. Pelo poder da fé ele tem que crer na cura, e orar neste sentido para que Deus opere milagres.

O fato de crermos em milagres, não nos afasta da medicina normal, pois para isso ela existe. Ou seja em determinado momento podemos sim tomar um remédio e sermos curados pela medicina humana. Mas saibamos que existem casos em que a medicina convencional, desengana o paciente, e nesta hora apenas Jesus poderá restaurar a saúde do doente.

Nós vemos também segundo o livro, que não são apenas as causas das doenças que divergem entre si. A forma da cura também é eclética segundo a bíblia. Vemos pessoas sendo curadas pela sombra de Apóstolo, pelo Lenço de outro, pela palavra de Jesus, pela imposição da mão, e de muitas outras formas. Sendo assim nada impede que nos dias atuais, oremos por uma foto, e que Deus vá com providência até a vida da pessoa enferma curando-a . O porquê disto ? Creio para que não se tornasse algo como a feitiçaria que tem regras ritualistas, e nisto a fé deixaria de ser em Cristo, e passaria a ser um simples ritual. A cura independentemente da forma que aconteça é através da fé em Cristo Jesus, somente no nome de Jesus as curas e demais milagres podem acontecer. Hoje vemos Igrejas utilizando-se de rituais semelhantes àqueles realizados na macumba, e é muito triste, pois a fé da pessoa acaba ficando distorcida, e nestes casos o nome de Jesus não é glorificado.

Que possamos continuar a crer no poder da cura divina, através de Jesus Cristo, pois enquanto ele não volta, pelo menos teremos amenizado os nossos sofrimentos terrenos.

5) Qual é a nossa esperança como cristãos? De acordo com os capítulos 12-16.

Segundo o texto dos capítulos 12 a 16, a ressurreição e o arrebatamento dos que dormem em Cristo, juntamente com os santos que estiverem vivos, é a iminente e bendita esperança da Igreja.

Todo ser humano, teme a morte, pois sabe que ela é o fim do homem na terra. Pois bem dito, na terra, pois para o Cristão a sua esperança não está apenas na terra, mas em uma vida futura no céu.

O ser humano se preocupa demasiadamente com sua vida material, e cuida do seu corpo de maneira constante, procurando estar sempre bem apessoado, visando agradar as pessoas que o cercam. Mas algo da qual o ser humano não tem como fugir, é da conseqüência lógica da idade, velhice, e posteriormente a morte.

Para aqueles que não crêem como nós em uma vida pós-morte, a morte seria o fim de tudo, sendo assim não haveria esperança futura. Mas para o Cristão, não é bem assim, ele crê plenamente que assim como Jesus morreu, e ao terceiro dia ressuscitou, assim também ele ainda que morto poderá ressuscitar com os Santos por ocasião da vinda de Jesus. A esperança do crente é dupla, pois caso a vinda de Jesus anteceda a sua morte, ele sabe que será arrebatado como Elias, em um corpo glorificado. Ou seja para o Cristão ele se encontrará com Jesus, quer pela ação da morte em sua vida, ou pela ação do arrebatamento transformando-o em um corpo glorificado.

Quem nos dá essa esperança é a bíblia, pois diz que nem todos dormiremos, mas que todos seremos transformados. Ou seja se morrer hoje sei que estarei no paraíso assim como o ladrão da cruz, aguardando o momento de ressurgir dos mortos. Caso não morra por ocasião da vinda de Cristo serei arrebatado até as nuvens juntamente com uma multidão de salvos em Cristo.

O principal é que a notícia boa não para aí, ou seja após sermos , ressuscitados, arrebatados ou transformados, começaremos uma nova vida plenamente diferente da vida que vivemos hoje na terra. Porque ? Simples todos os males que nos cercam aqui hoje, deixarão de existir, pois segunda a bíblia no céu, não haverá dor, não haverá choro, não haverá tristeza, não haverá fome, não haverá pobreza, não haverá morte. Ou seja todos os males que nos assolam hoje, serão desarraigados. E não para por aí, além dos males que não haverá ali, muitas são as benesses que estarão disponíveis para os cristãos nos céus. Entre os quais, haverá no céu ruas de ouro, coisa que aqui é algo de grande valor e difícil de se encontrar, lá estaremos pisando em ouro. Voaremos como os anjos, louvaremos para todo o sempre ao Senhor Deus, dizendo: Santo, Santo , Santo. Todos os nossos inimigos não mais existirão, caíram por terra, e a vitória será plena.

Além de tudo isto, existem coisas que estão nos reservada, que sequer temos como imaginar. O Que é isto ? Bem a bíblia diz que nem olhos viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Dentro daquilo que esperamos, existem momentos paralelos que viveremos e que serão de grande alegria também, e isto já está determinado segundo a bíblia. Uma destas coisas é a participação na bodas do cordeiros, e tribunal de Cristo, onde estaremos recebendo o nosso galardão segundo as nossas obras. Que gozo não será partilharmos da Santa Ceia, nada mais nada menos do que com Jesus Cristo.

Outro momento que Nós viveremos refere-se ao milênio. Ou seja segundo a bíblia haverá um período de 1000 anos, na qual satanás estará preso, e Jesus reinará juntamente com os seus na terra. Nesse período será possível provar ao homem que a terra poderia ser bem melhor do que é se fosse administrada segundo a vontade de Deus. Neste período as mortes serão escassas, as pessoas viverão muito, e Jesus estará reinando na terra. Todos os povos terão que reconhecer que Jesus é o Senhor, dos céus e da terra.

É claro que haverá na terra também um período de grande tribulação, porém os verdadeiros cristãos que forem fiéis, estarão na glória nos momentos destes acontecimentos.

Além de tudo isto participaremos da guerra final, quando os salvos vencerão para sempre satanás e seus anjos. Deus mostrou em sua palavra tudo o que acontecerá, para que satanás saiba que será derrotado, e que a vitória é nossa pelo sangue de Jesus. Muitos infelizmente têm estado desapercebido e tem se esquecido das grandes promessas que a bíblia nos revela, mas prefiro crer e esperar todos estes acontecimentos se cumprirem. Pois segundo a bíblia No mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo, e nós também venceremos.

Maranata !!! Vem Jesus !!!

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom Deus te abençoe cada dia mais para você continuar pregando a palavra a paz do senhor.